domingo, 29 de março de 2009

Fadiga mental pode levar a cansaço físico


Voluntários fizeram teste de concentração antes de exercício físico.
Cansaço veio mais rápido assim do que só com o esforço corporal.

Pode não ser uma surpresa, mas pesquisadores mostraram experimentalmente que o trabalho mental é fisicamente exaustivo.

Num estudo britânico publicado no "The Journal of Applied Physiology", pesquisadores recrutaram dez homens e seis mulheres para realizar um exercício por computador que exigia concentração, memória e velocidade de reação. Em seguida os participantes se exercitaram numa bicicleta ergométrica até se exaurirem – ou seja, até ficarem incapazes de manter uma cadência de 60 giros por minuto. Em outro dia, como controle, seu exercício físico foi precedido por 90 minutos de filmes documentários sobre carros e trens.

Embora não houvesse diferenças significativas nas medições fisiológicas (frequência cardíaca e outras) sob as duas condições, os participantes se cansaram cerca de 15% mais rapidamente após o exercício mental do que após assistir aos filmes.

Aparentemente, os resultados piores nos exercícios após esforços mentais foram causados não pelo desempenho reduzido de seus corpos, mas pela exaustão de suas mentes.

"Isso testa se o cérebro, por si só, pode limitar o desempenho físico, e acabamos mostrando que pode, sim", disse Samuele M. Marcora, principal autora e palestrante sênior em fisiologia na Universidade Bangor, em Wales. "Se você quer aprimorar sua aptidão física aos níveis máximos, provavelmente é melhor se exercitar quando não estiver mentalmente cansado."

Fonte: Nicholas Bakalar Do 'New York Times'

Nenhum comentário: